terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um presente de aniversário

Não tinha dinheiro para te comprar um presente, e não me contentava apenas com uma lembrança de uma qualquer loja dos trezentos, ou do chinês
como gostam de lhes chamar agora. Decidi dedicar-te um capítulo do meu livro ainda por escrever.
Quando te conheci há cerca de três anos e meio atrás tinha uma imagem tua não muito boa, aquela imagem que todas as pessoas têm. Não passavas de uma RE com o nariz empinado no fantástico mundo operaniano (como uma colega nossa gosta de chamar). Facto é que era contigo que gostava de tirar dúvidas enquanto operadora e hoje em dia enquanto menina da qualidade (escusado será dizer que também sou de qualidade =D).
Ninguém te grama, todos te acham prepotente e com a mania que és boa. Também não dás confiança a muitos, melhor dizendo quase a ninguém. Vives num mundo que é teu e os poucos com a cópia da chave do portão não tem a chave da porta de entrada. Esses então são tão raros que se poderá afirmar estarem em vias de extinção. Mas gosto de ti assim.
Contigo fui aprendendo algumas coisas. Um dia disseste-me algo do género, “somos tão parecidas e tão diferentes”. É verdade, somos opostos que se atraem na forma de ver a vida. Eu sou a expressividade, a espontaneidade, a impulsividade. Tu és a sensatez, a incisão e a ponderação. Às vezes também te passas, mas afinal, quem é que não se passa de vez em quando?
“Estou avariada!”, tem sido a expressão que te oiço dizer mais vezes ultimamente. Talvez estejas mas, não será melhor viver avariada do que viver numa iminente avaria? Esse é o meu caso.
Deixo-te aqui umas palavras, que não são conselhos, porque já diz o velho ditado, se fossem bons não se davam, vendiam-se! São apenas ideias minhas, desarrumadas, mas não deixam de ser boas ideias.
Não tenhas medo. Quanto mais medo temos, menos seguimos em frente.
És forte, tens um cargo de responsabilidade na empresa onde trabalhas, a vida de algumas pessoas no nosso país passa também pelas tuas mãos. O dinheiro de algumas pessoas no nosso país depende de uns quantos ficheiros em Excel, um jogo de cintura e peras e uma boa gestão das tuas equipas. Claro que não tomas decisões sozinha mas a tua opinião ajuda bastante nas decisões.
Também tens a responsabilidade de ser feliz. E essa deverá ser sempre a tua maior prioridade. Se estás avariada não importa, o que importa é que estejas feliz.
Tens uma enormidade de motivos para te sentir assim. Um trabalho que gostas, uma cadela que adoras, uma família que amas. Tens amigos (ainda que pouco, mas tens).
É um capítulo pequeno mas para uma grande pessoa, não só em altura, porque és alta como o caneco (e irrita-me quando vens de saltos e ainda ficas mais alta do que eu), mas também em valores.
Feliz aniversário.

Sem comentários: