sexta-feira, 9 de março de 2012

Kayser II

"A origem da raça remonta ao Século XIX. Em 1835, o parlamento inglês proibiu o desporto chamado Bull baiting, um jogo sádico em que Bulldogs eram usados para atacar touros trazidos à arena (com a discutível intenção de amaciar-lhes a carne). O cão atacava o touro, evitando coices e chifradas, agarrava o seu nariz ou orelha, e segurava-se até que o touro caísse. Os súbditos e a realeza da época procuravam diversão, procurando distraírem-se da violência e das doenças de seu tempo comparecendo a esses espectáculos sangrentos. Felizmente, a opinião pública forçou o governo a tomar uma medida.
Posteriormente, esses cães migraram para os Estados Unidos como cães de quinta e guardas de fronteira."
Quer dizer, vossa alteza e a respectiva corte queriam distrair-se dos males da época e não vão de modos, criam todo um cenário sangrento e horripilante quer para os touros como para os cães. Só por aqui se vê que a natureza agressiva dos mesmos, neste caso dos pit bull foi semeada à três séculos atrás pelos nossos antepassados. Humanos dizem eles. Pessoas dizem eles. Ainda bem que já na altura se ouvia a voz do povo e acabaram com isso. Dizem eles. 
"As características essenciais do APBT (American Pit Bull Terrier) são a resistência, auto-confiança e a alegria de viver. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo. O APBT é um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças.
Pelo facto de a maioria dos APBT's apresentarem certo nível de agressividade contra outros cães, bem como pelo fato de o seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem obediência aos seus cães.
A agilidade da raça torna-a num dos mais capazes caninos.
O APBT não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda por ser extremamente amigável mesmo com desconhecidos. Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça, portanto isso é extremamente indesejável. A raça sai-se muito bem em eventos e exposições pelo seu alto grau de inteligência e pela sua vontade de trabalhar.A musculatura do Pit Bull deverá ser trabalhada com exercício mas nunca com anabolizantes."
Eu tenho um Pit Bull. O nome dele é Kayser. Tem quase 6 anos. É meigo. É obediente. É o meu melhor amigo. Todos os dias de manhã antes de sair para o trabalho, desço com ele no elevador e vejo vizinhos meus a olhar para ele com um ar de terror que até ele se assusta. Nem a policia de intervenção é tão eficaz a encostar pessoas à parede quanto ele. Às vezes não entram no elevador. Outras vezes fecham-me a porta do prédio na cara e desaparecem. Escondem-se nas escadas de emergência. 
-Ele não faz mal vizinha!
-Nunca fiando, nunca fiando! (idiota, grrrr, se eu digo para quê este comentário estúpido e preconceituoso?!)
Os únicos que me falam são os que também tem cães. Todos eles sabem que ele quer apenas brincar. E isso só acontece no regresso a casa. Antes de se "aliviar" o Kayser não quer saber de nada nem de ninguém. Sai lançado do elevador, arrasta-me atrás dele e ignora todas as ordens que lhe dou. "Kayser devagar!", "Kayser com calma"... Qual quê! Vou praticamente a voar até ao terreno atrás do meu prédio!
"A agressividade do Pit Bull está associada a um gene recessivo podendo ser controlada a partir de criadores responsáveis, que devem ter a consciência de não vender tais exemplares a pessoas com perfil psicológico desviado."
Passo a descrever as pessoas com perfil psicológico desviado:
Enclausuram os cães em espaços minúsculos sem comida durante dias. Na taça da água deixam cerveja ou qualquer outro tipo de bebidas alcoólicas. Instigam-os a fazer o mal e a fortalecerem o maxilar deixando-os pendurados em pneus e fazendo-os puxar automóveis amarrados a correntes. Ensinam-nos a morder e a não largar sob determinada palavra de ordem. Levam-nos para lutas de cães onde ficam demasiado feridos mas estes cães são resistentes à dor e enquanto   a adrenalina lhes percorre o sangue não param sob pena de ainda serem castigados pelos donos devido ao prejuízo que tiveram na aposta que fizeram. Quando os cães estão velhos ou demasiado fracos e não dão lucro nestas apostas são abandonados ainda feridos e cheios de medo pelo que não deixam ninguém aproximar-se. Morrem muitas vezes. 
 "Hoje em dia o Pit Bull é muito polémico. São constantes as noticias de ataques de cães desta raça a nível mundial.
Para a imprensa os Pit Bulls são uma fonte de notícias magníficas, primeiramente criou-se o estereótipo e o grande “pré-conceito” com animais de tanto valor, após a fama já criada cada notícia reflecte em aumento de audiências ou venda de publicações como revistas e jornais. Porém há um grande problema, a cada notícia lançada na imprensa o número de PIT BULLs abandonado nas ruas aumenta em 250% (dados do centro de zoonoses da cidade de Belo Horizonte) acarretando em animais desestruturados para a vida “selvagem na cidade”, criando animais mestiços, pois os mesmos são mais fortes que os vira-latas tendo a preferência das fêmeas para copular. Além de se tornarem violentos no momento em que sentem fome e desprezo.
O American Pit Bull e seus parentes tinham uma reputação de cães leais e confiáveis durante as primeiras décadas do século passado. Nos últimos anos, contudo, essa imagem mudou. Seus membros têm sido considerados como extremamente violentos, assassinos de crianças, e merecedores mesmo de banimento em alguns países. A raça é uma das quatro mencionadas especificamente na Lei de Cães Perigosos de 1991, no Reino Unido.
Assim como há criminosos criando pit bulls para brigas e para amedrontar peões nas ruas, há também criadores sérios e éticos de pit bulls. Para piorar as coisas, os maus criadores muitas vezes deixam de treinar seus cães para não agredirem humanos, como os criadores do início do século passado faziam. Pelo contrário, treinam os cães para serem o mais violentos possíveis."
Alguém leu este excerto ou passaram à frente porque não interessa e é muito extenso?! O que me levou a escrever hoje foi exactamente um artigo que li ontem no JN. Para quem estiver curioso fica aqui o link: Três crianças feridas com gravidade por cão PitBull
Eu não vou dizer que as crianças foram as culpadas, mas todos nós sabemos como são os putos. Puxam as orelhas, puxam a cauda, fazem trinta por uma linha, será que o cão lhes mordeu assim sem mais nem menos? Desculpem lá mas o meu Kayser só me mostra os dentes quando está a comer ou deitado a meu lado e eu lhe puxo as bochechas para cima. Fica nervoso quando eu e o dono dele decidimos brincar de forma agressiva. Ele LADRA para nos fazer parar! LADRA! Eu tenho um coelho anão! Ainda não tinha dito isso aqui. Eles são super amigos e andam os dois pela casa a brincar. Claro que o coelho pesa 1kg ou 2kg e o cão quase consegue pesar mais do que eu (se bem que isso não é difícil)! Além disso se lerem o artigo, a avó das crianças afirma que o cão se encontrava fechado numa divisão! Oh por favor! Alguém gosta de estar fechado? Poupem-me, tem cães para os trancar? Ah e tal ele é cão, não é nenhuma pessoa para ter acesso à casa toda! Sério? Então para que os compram ou para que os vão buscar? Não é para vos fazer companhia? Estão a gozar comigo ou quê? Se eles são os vossos melhores amigos devem ser estimados tal como os vossos melhores amigos de duas pernas não? Epah, não sei, digo eu, com os nervos!!! Enfim!
"Pit bulls podem ser bons animais de estimação, mas devem ser tratados com cuidado e respeito por quem decidir criá-los. Quando em público, devem usar trela curta, açaime, estrangulador ou coleira resistente, sendo conduzidos por pessoas com força física suficiente para conter o animal no caso de euforia. Não são recomendados para quem nunca teve cães."
Para mim esta é a melhor parte. A primeira frase é verdade. Mas esperem, Açaime? Porque? vão morder a alguém? Só os donos forem os tais afectados psicologicamente. Recuso-me a fazer isso ao meu cão. Vejo "Caniches" fazer pior que muitos pit bull. Põem aqueles dentinhos de rato de fora e alguém nos acuda que eles mordem mesmo. Ah e tal cão que ladra não morde. Pois pois!! Conversa conversa. Estrangulador? WTF? por favor!! Vou começar a fazer isso a umas quantas pessoas que conheço a ver se gostam! Pode ser é que estrangule mesmo! Já a parte de devem ser conduzidos por pessoas fortes é verdade! Eu não conduzo o meu cão! Ele conduz-me a mim!! Mas também é porque eu deixo. Porque se lhe der um puxãozito e elevar o tom de voz ele lá se controla, durante 20segundos!

EU tenho um Pit Bull.
ELES chamam cão de raça perigosa!
EU digo:
ÉS O MEU MELHOR AMIGO! 
OBRIGADA PELA COMPANHIA! 
Fonte: WIKIPÉDIA

Sem comentários: